Você seria capaz de medir, hoje, o quanto seu cabelo influencia na sua imagem e na sua autoestima?

Não é uma coincidência que mulheres (e até mesmo homens) compartilhem como resposta para essa questão uma nota alta.

De fato, a afirmação de que os cabelos formam a moldura do rosto é mais que um senso comum, pois tem real fundamento. Por se relacionarem à estética da face, os cabelos têm grande peso na apresentação pessoal e ajudam na formação da identidade, na medida em que transparecem personalidade, gostos, valores e até mesmo humor.

Para confirmar tudo isso na prática, é só lembrar como uma simples modificação capilar pode surtir resultados: quem nunca se sentiu mais autoconfiante ou renovada depois de um corte, mudança de cor ou mesmo um tratamento nos fios? As mudanças podem significar até mesmo um rito de passagem, em muitos casos.

A verdade é que, para boa parte das mulheres, cuidar dos cabelos representa um ato de carinho consigo mesma, e isso traz efeitos pessoais positivos. Sentir-se bem nesse aspecto é uma forma de auxiliar também no bem-estar emocional e até mesmo no equilíbrio.

E quando os problemas aparecem?

Diante de tudo que já afirmamos até aqui, é fácil compreender como o aparecimento de problemas capilares como queda, fios quebradiços ou aumento de oleosidade nas mulheres pode impactar em diferentes níveis a autoestima e desencadear quadros emocionais sérios, consequências de sentimentos negativos como vergonha, medo de julgamentos etc. A mulher se sente infeliz por conta do efeito visual perceptível, e toda a carga de preocupação se reflete na vida.

Mas você já se atentou para o fato de que o caminho é, na verdade, uma via de mão dupla?

É comprovado que os cabelos podem refletir de diversas maneiras a qualidade de vida do indivíduo, tanto nos aspectos emocionais quanto em outras questões relacionadas à saúde. O espectro é bastante amplo, mas os problemas capilares, em geral, podem ser sinais importantes indicando a necessidade de uma análise minuciosa do estado de saúde geral.

Quando precisar, conte com ajuda profissional

Quando qualquer tipo de problema que esteja afetando a saúde dos cabelos é identificado, é reconfortante saber que não é necessário passar por nada disso sozinha e, ainda, que há sim soluções possíveis. A existência de profissionais especializados na saúde dos cabelos e do couro cabeludo – área conhecida como tricologia – garante que os problemas sejam abordados de maneira técnica e ao mesmo tempo ampla, no sentido de examiná-los a fundo considerando todas as possíveis causas. Saiba mais sobre tudo que pode influenciar no aparecimento de problemas capilares clicando aqui.

Todo o cuidado com a identificação do problema e suas causas é importante justamente para que a paciente seja orientada sobre os tratamentos ideais para cada caso, que são variáveis; mas o apoio profissional também é essencial, nesses casos, para fornecer uma visão sobre a importância de manter um estilo de vida saudável e buscar as melhorias necessárias na rotina para alcançar um equilíbrio que traz consequências tanto no emocional quanto na saúde física, auxiliando no tratamento para problemas capilares.

No fim das contas, a lição sempre será que tudo funciona de forma conjunta: da mesma maneira que seus cabelos afetam a sua imagem em um sentido pessoal e emocional, não se esqueça que é preciso atenção ao fato de que possíveis problemas capilares podem ser um efeito, também, de aspectos emocionais que precisam ser trabalhados, muitas vezes de maneira unificada em um plano de tratamento completo.

 

Está precisando de apoio para lidar com um problema capilar que tem afetado sua autoestima?

Entenda como uma avaliação tricológica pode te ajudar.