Há algumas explicações que buscam esclarecer a alta incidência, nos últimos anos, de problemas de queda de cabelo em homens e mulheres, já que há uma série de fatores que se relacionam à saúde dos fios, desde questões fisiológicas e emocionais a até mesmo hábitos diários, como a alimentação. Entenda mais sobre esse assunto no post Queda de cabelo: Por que o problema tem afetado cada vez mais pessoas?.

O fato é que o problema pode ser considerado cada vez mais comum e, apesar de afetar de maneira mais visível o público masculino, com a conhecida calvície, o número de mulheres que identificam queda de cabelo de excessiva também tem sido crescente.

À medida que mais pessoas identificam a queda de cabelo excessiva e buscam diferentes soluções com o objetivo de tratá-lo, a tricologia, especialidade voltada para a saúde dos cabelos e couro cabeludo, busca acompanhar as necessidades atuais oferecendo uma ampla gama de tratamentos que utilizam tecnologia de ponta em busca de alcançar resultados cada vez mais efetivos para quem opta por um tratamento estético no combate à queda de cabelos.

Porém, apesar de se tratar de uma especialidade dedicada exclusivamente para tratar esse tipo de problemas – o que a torna bem mais específica que outros tipos de tratamento –, há quem ainda não conheça todas as possibilidades que a tricologia apresenta para alcançar a restauração capilar desejada. Informe-se sobre os tratamentos oferecidos pela tricologia!

Como se inicia um tratamento tricológico?

Esqueça aquelas soluções padronizadas, sem fundamentos ou comprovações técnicas e cheias de promessas mágicas muito comuns quando o assunto é tratar a queda de cabelos. Na tricologia, o primeiro passo para lidar com um problema capilar é passar por uma análise minuciosa que permita identificar o que está causando a queda dos fios. Essa etapa é a avaliação tricológica.

Entenda como ocorre uma avaliação tricológica

Na avaliação, serão analisados o couro cabeludo e a haste capilar, com o auxílio de diferentes recursos tecnológicos. Por meio de algumas etapas, é realizado um estudo bastante preciso que conta com testes e visualizações detalhadas, como a tricoscopia, que utiliza um aparelho que pode aumentar em até 200x a imagem do couro cabeludo para um mapeamento minucioso. Conheça as principais etapas de uma avaliação tricológica clicando aqui.

O relatório gerado pela coleta de dados e análises é um importante instrumento para que o paciente seja orientado sobre possíveis motivos que podem causar as alterações capilares no seu caso e também sobre os tratamentos indicados.

Nesse momento, são levados em consideração todos os fatores que podem afetar a saúde dos cabelos, como os hormonais, genéticos, emocionais, medicamentosos, químicos, entre outros. Tal visão é essencial para acompanhar o tratamento, do início ao fim.

Que tratamentos podem ser indicados?

A partir da avaliação tricológica, o profissional estará capacitado a orientar o tratamento mais adequado, que depende da interpretação dos fatores indicados na própria análise. Alguns dos principais tratamentos de cunho estético realizados pelo profissional de tricologia são:

Fototerapia capilar

Utilização de técnicas que emitem luz para fins terapêuticos. Há algumas modalidades existentes, como:

  • Laser LLLT: Irradiação eletromagnética com alta intensidade em curto espaço de tempo. Auxilia na queda, promovendo a diminuição da oleosidade;
  • InfraRed: Produz efeito térmico profundo por irradiação com grande poder de penetração. Tem ação anti-inflamatória e cicatrizante e é aliada no tratamento do couro cabeludo;
  • Fotobiomodulação: A irradiação luminosa aumenta o metabolismo celular, estimulando o couro cabeludo.

Eletroterapia capilar

Utilização de corrente contínua no couro cabeludo, por meio de diferentes métodos:

  • Alta frequência: Eletrodos de vidro conectados que recebem correntes variadas, promovendo ação vasodilatadora, térmica e calmante;
  • Eletrolifting: Produção de estímulos e processo de autorreparo tecidual por meio da corrente contínua, para promover o fortalecimento e crescimento de novos fios;
  • Desincruste: A corrente contínua e a oleosidade do couro cabeludo geram uma reação que promove a desobstrução folicular;
  • Vapor de Ozônio: Eliminação de toxinas por meio de vapor gerado pela água em ebulição em contato com lâmpada ultravioleta, aumentando a microcirculação e oxigenação celular;
  • Iontoforese: Corrente de iontoforese é utilizada para contribuir para a absorção de substâncias pelo couro cabeludo;
  • Microcorrentes: Estimulação de folículos por corrente contínua, com ação anti-inflamatória e vasodilatadora.

Intradermoterapia capilar

Microaplicações de substâncias específicas em toda região capilar de forma precisa, como aminoácidos, minerais, vitaminas, fatores de crescimento, entre outras, para estimular o crescimento de novos fios. É indicada em casos de queda de cabelo contínua e também na prevenção e tratamento das calvícies.

Técnicas mecânicas e naturais

  • Neve carbônica: O gás carbônico é usado como recurso para provocar um resfriamento no couro cabeludo;
  • Gomagem e peeling capilar: faz uma limpeza profunda do couro cabeludo, removendo impurezas;
  • Geoterapia capilar: Usa uma máscara termal sulfurosa que absorve a oleosidade do couro cabeludo ao mesmo tempo em que promove sua nutrição.

 

Vale lembrar que a tricologia envolve tratamentos não invasivos e não cirúrgicos, que podem, quando necessário, ser acompanhados dos devidos encaminhamentos médicos.

Seja qual for a solução indicada, maiores chances de sucesso são garantidas quanto mais cedo for reconhecida a causa da queda de cabelos. O diagnóstico precoce é fundamental!

Para buscar o tratamento mais indicado para a sua queda de cabelo, considere realizar uma avaliação tricológica na Recupere Tricologia.