Os inúmeros compromissos de trabalho, estudos, dedicação à família e filhos, trânsito e tantos outros aspectos têm alterado o dia a dia das pessoas.

O estilo de vida moderno trouxe facilidades, mas também o aumento nos casos de estresse. Atualmente, inúmeras doenças são relacionadas ao estresse e uma delas é muito comum tanto em homens como mulheres: a queda de cabelo por estresse.

De acordo com estudos, quando o cérebro fica em alerta constante, sem descanso, libera substâncias que influenciam nos folículos capilares ocasionando a queda de cabelo.

Outro fator relacionado é o aumento da produção do cortisol, considerado o hormônio do estresse. A alteração nos níveis de cortisol no sangue tem como consequência a queda de cabelo.

Quais os melhores tratamentos para queda de cabelo por estresse?

As técnicas mais utilizadas no tratamento de cabelos, que tiveram como causa o estresse, são os tratamentos por estimulação.

Estes visam aumentar a proliferação celular, já que situações de estresse ou trauma fazem com que as células que produzem os fios de cabelo venham a diminuir. Com isso, o cabelo passa precocemente da fase de crescimento para a fase de queda.

A Recupere Tricologia tem as mais modernas técnicas para a estimulação celular, como:

Fototerapia

Consiste no uso da luz para fins terapêuticos, fazendo a fotoestimulação, com técnicas de Laser LLLT, InfraRed e Fotobiomodulação.

Eletroterapia

Utiliza corrente contínua no couro cabeludo, estimulando a oxigenação e a melhora do fluxo sanguíneo no local. Na eletroterapia são utilizadas as técnicas de Alta Frequência, Eletrolifting, Desincruste, Vapor de Ozônio, Iontoforese e Microcorrentes.

Neve Carbônica

É uma técnica que gera o resfriamento do couro cabeludo através da ação do gás carbônico.

Intradermoterapia

É a técnica de aplicação de substâncias como aminoácidos, vitaminas e minerais em toda a região capilar.

Microagulhamento ou Dermaroller

É um rolo com agulhas que é utilizado na região capilar.

Mude seus hábitos!

Para acabar de vez com a queda de cabelo por estresse, aliado ao tratamento capilar são necessárias mudanças de hábito de vida.

Rever a rotina de trabalho, manter uma alimentação saudável, praticar exercícios regularmente e dormir bem aumentam os momentos de relaxamento e prazer, dando um “chega pra lá” no estresse!
Vale lembrar que o acompanhamento de terapeutas e psicólogos também é indicado no tratamento do estresse.

Alimente-se bem!

Alimentos ricos em vitaminas A e C, complexo B, ferro e zinco, além de serem excelentes aliados da saúde e os principais componentes de uma alimentação balanceada, também ajudam a ter cabelos mais saudáveis. Esses nutrientes podem ser encontrados:

  • Vegetais de folhas verdes: espinafre, agrião e outros.
  • Frutas como abacate, melão e laranja.
  • Raízes como cenoura e batata doce.
  • Cereais, especialmente os integrais como a aveia, centeio e cevada.
  • Alguns tipos de peixe, como o salmão.
  • Oleaginosas, como a castanha do Pará e nozes.

Será que a causa da minha queda de cabelo é por estresse?

Se você acredita que o motivo da queda do seu cabelo seja o estresse, a melhor maneira de confirmar é fazendo uma avaliação tricológica.

Na avaliação, o profissional realiza diversas perguntas para conhecer o histórico do paciente e relacionar a queda ao estresse ou a traumas. Além, disso, ocorre a análise de possíveis problemas no couro cabeludo.
Alguns exames de sangue também podem ser solicitados já que mudanças nos níveis normais de vitaminas e hormônios também auxiliam na identificação do estresse.

Diferenciais Recupere

Especialista e pioneira em Tricologia em Santa Catarina, a Recupere utiliza métodos seguros para o tratamento de queda de cabelo por estresse.

Para oferecer os tratamentos mais avançados, prezando pela excelência em todos os protocolos, mantém uma equipe multidisciplinar em constante aperfeiçoamento e instalações e equipamentos com o que há de mais avançado na área. Os resultados são atestados por nossos clientes.

Aproveite e agende uma avaliação para verificar como anda a saúde do seu cabelo!