Chega fim de semana e tem aquela super festa com amigos, bebidas e mulheres. Aí começa o check list: carro lavado, camisa nova, perfume e a peruca para disfarçar a calvície que insiste em aparecer. A brincadeira é na verdade coisa séria e existem diversos tratamentos para calvície masculina que são mais bonitos e eficientes que o uso da peruca.
Pesquisas apontam que mais de 25 milhões de brasileiros do sexo masculino sofrem de algum grau de calvície. O que antes parecia um caminho sem volta, agora já há luz no fim do túnel. A cada dia surgem novos tratamentos para reduzir a queda de cabelos e evitar a calvície masculina.
O que pode provocar a calvície masculina?
Diversas são as causas da calvície masculina e as mais comuns estão relacionadas ao envelhecimento e fatores hereditários. Confira:
– Envelhecimento: a queda faz parte do ciclo natural do cabelo e com o processo de envelhecimento natural ela se acentua. Os fios podem começar a cair a partir dos 20 anos, sendo mais visível após os 50 anos.
– Fatores hereditários: a herança genética é uma grande influência na calvície e está ligada diretamente a hormônios masculinos.
– Queda do sistema imunológico: quando nossa saúde não anda bem e o sistema imunológico apresenta falhas, é muito comum ocorrer a queda de cabelos.
– Cicatricial: neste caso a calvície ocorre por causa de doenças que enfraquecem o couro cabeludo como o escleroderma ou líquen.
– Alterações hormonais e estresse: disfunções hormonais como hipotireoidismo e diabetes, assim como fatores emocionais provocam o aparecimento de áreas circulares sem cabelo no couro cabeludo.
– Tratamentos contra câncer: quando o paciente é submetido a quimioterapia ou radioterapia o cabelo pode apresentar queda logo após o início do tratamento.
Tratamentos para calvície masculina
Ao identificar as causas da calvície masculina, é muito mais fácil iniciar os tratamentos. Após conhecer os motivos da queda do cabelo, o especialista pode indicar o tratamento mais adequado para atingir os melhores resultados em cada caso.
Tratamentos de fototerapia capilar
A fototerapia capilar utiliza técnicas que emitem luz para fins terapêuticos. Estão divididos em:
– Laser LLLT: irradiação eletromagnética com alta intensidade em curto espaço de tempo. Auxilia na queda, promovendo a diminuição da oleosidade, por isso é indicado para tratamento de dermatites seborreicas, psoríase e outros.
– InfraRed: produz efeito térmico profundo por irradiação com grande poder de penetração. Tem ação anti-inflamatória e cicatrizante e é aliada no tratamento do couro cabeludo.
– Fotobiomodulação: a irradiação luminosa aumenta o metabolismo celular, estimulando o couro cabeludo.
Tratamentos com eletroterapia
Os tratamentos para calvície masculina com a eletroterapia utilizam a corrente contínua no couro cabeludo.
– Alta frequência: utilizam eletrodos de vidro conectados que recebem correntes variadas. Sua ação é vasodilatadora, térmica e calmante.
– Eletrolifting: através da corrente contínua estimula o processo de proliferação celular, promovendo o fortalecimento e o crescimento de novos fios.
– Desincruste: a corrente contínua e a oleosidade do couro cabeludo geram uma reação que promove a desobstrução folicular.
– Vapor de Ozônio: o vapor gerado pela agua em ebulição em contato com lâmpada ultravioleta elimina toxinas aumentando a microcirculação e oxigenação celular.
– Iontoforese: a corrente de iontoforese contribui para a absorção de substâncias pelo couro cabeludo.
– Microcorrentes: a corrente contínua estimula os folículos gerando ação anti-inflamatória e vasodilatadora.
Técnicas mecânicas e naturais
As técnicas utilizam procedimentos naturais entre os tratamentos para calvície masculina, como:
– Neve carbônica: utiliza o gás carbônico como recurso para provocar um resfriamento no couro cabeludo.
– Gomagem e peeling capilar: faz uma limpeza profunda do couro cabeludo, removendo impurezas.
– Geoterapia Capilar: utilização de uma máscara termal sulfurosa que absorve a oleosidade do couro cabeludo ao mesmo tempo em que promove sua nutrição.
Tratamentos biomédicos invasivos e não cirúrgicos
– Intradermoterapia capilar: aplicação de substâncias específicas, como vitaminas, minerais, medicamentos e outros, em toda a região capilar.
– Microagulhamento ou dermaroller: utiliza um rolo com diversas agulhas que infundem ativos nutricionais no couro cabeludo.
– Acompanhamento nutricional: através da alimentação balanceada melhora aspectos do cabelo, pele e unhas.
Todos os tratamentos destacados têm maiores chances de sucesso quanto mais cedo for reconhecida a causa da queda de cabelos. Por isso, a necessidade do diagnóstico precoce.
Agende já sua avaliação para descobrir qual o melhor tratamento para a queda de cabelos.
Comentários