Quando o cabelo começa a ficar opaco, quebradiço, fino e percebe-se um aumento na queda dos fios, a preocupação deve ir muito além da questão estética. A queda de cabelos é um dos sintomas mais perceptíveis quando há algo errado na nossa saúde. Na mulher, está ligada diretamente a alterações hormonais e a Síndrome do Ovário Policístico pode ser uma das causas da queda de cabelo.
O que é Síndrome dos Ovários Policístico?
A Síndrome dos Ovários Policístico (SOP) é um distúrbio endócrino que interfere no processo normal de ovulação da mulher gerando alterações hormonais. Segundo a Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo, estima-se que a SOP afeta 20% das mulheres durante a fase reprodutiva.
A disfunção permite a formação anormal de cistos no ovário prejudicando a sua funcionalidade, principalmente fazendo com que haja maior produção de hormônios masculinos, alterações no ciclo menstrual e o acúmulo de microcistos no ovário.
Quais as principais causas da SOP
Não se sabe ao certo o que causa a Síndrome dos Ovários Policísticos, mas as indicações são de que sua formação tem ligação com a produção excessiva de insulina no organismo. Fatores genéticos também influenciam, já que filhas de mulheres portadoras da doença têm 50% de chance de desenvolver a Síndrome dos Ovários Policísticos.
Síndrome dos Ovários Policísticos pode ser uma das causas da queda de cabelo?
Irregularidade menstrual, presença de acne e manchas escuras na pele, aumento de peso, menor freqüência de ovulação e dificuldade para engravidar podem ser características comuns da síndrome dos ovários policísticos. Se você quiser saber mais sobre como ela afeta a fertilidade da mulher você pode acessar um material exclusivo aqui.
Outro sintoma comum e que gera um desconforto grande entre as mulheres é a presença excessiva de pelos pelo corpo ao mesmo tempo em que ocorre a queda exagerada de cabelo também.
A produção desregulada de hormônios masculinos é uma das causas da queda de cabelo em portadoras da Síndrome dos Ovários Policísticos. Mulheres que apresentam alterações capilares pela SOP também percebem seus fios opacos, quebradiços, finos e com frizz.
Como tratar a queda de cabelos em pacientes com Síndrome dos Ovários Policísticos?
Quando o diagnóstico das causas da queda de cabelo é a Síndrome dos Ovários Policísticos, a mulher deve iniciar a regularização hormonal. Com os hormônios em ordem, a avaliação profissional vai indicar qual o tratamento adequado poderá ser será efetuado. No caso da SOP os tratamentos consistem na estimulação capilar que podem ser através de:
- Eletroterapia capilar: técnica que utiliza corrente contínua no couro cabeludo e que estimula a oxigenação e melhora o fluxo sanguíneo no local. A técnica favorece a regeneração, o fortalecimento e crescimento de novos fios de cabelo.
- Fototerapia capilar: consiste no uso da luz para fins terapêuticos, fazendo a fotoestimulação. Ao penetrar no local aplicado, a luz atinge as células e estimula o seu metabolismo, eliminando toxinas, acelerando o crescimento epitelial e estimulando o crescimento de novos fios.
- Intradermoterapia: é a aplicação de substâncias como aminoácidos, vitaminas e minerais em toda a região capilar para estimular o crescimento de novos fios.
Vale destacar que quanto mais cedo forem reconhecidas as causas da queda de cabelo, maiores são as chances de sucesso na recuperação.
Eu tomo injeção pra não ter filho a 7 meses e meu cabelo ta caindo muito sera que tou com ovário policísticos? Eu vou parar de usar pra ver se para de cair. O tenho medo de tentar engravidar e não poder mais.
Olá Luana, o ideal no seu caso é conversar com o seu médico para que ele avalie a medicação,solicite exames e lhe oriente quanto ao tratamento.
Espero ter ajudado, um abraço!
Att.
Simone Correia